CONSULTA IPTU 2016 EM ABERTO, ATRASO

Veja como é simples fazer a consulta IPTU 2016 em aberto ou atraso. Todo cidadão que possui uma propriedade urbana deve manter o pagamento do IPTU em dia e pode ir se preparando que no início de 2016 serão divulgadas as datas para pagamento do imposto. Para saber como fazer a consulta IPTU 2016 em aberto ou atraso, acompanhe as informações a seguir.

O IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano – é um imposto pago por todos os cidadãos que possuem uma propriedade urbana. A função do IPTU é fiscal e também social, pois garante recursos financeiros que serão revertidos em benefícios ao município. Somente os municípios e o Distrito Federal têm competência para aplicar este imposto. O valor “venal” do imóvel é a base utilizada para o cálculo do IPTU, não é o valor de “mercado”. Consulta IPTU

O pagamento do IPTU é no início do ano, e em muitas cidades há descontos para o contribuinte que efetuar o pagamento à vista. Também é possível pagar o IPTU de forma parcelada, mas neste caso, não é dado o desconto.

Apesar de facilitar o pagamento e oferecer descontos, muitos proprietários de imóveis ficam sem pagar o IPTU. Seja por esquecimento ou por dificuldades financeiras, o cidadão deverá acertar seu débito com a prefeitura o quanto antes.

CONSULTA-IPTU-2015-EM-ABERTO-ATRASO

Consulta IPTU- Débitos e Atrasos

Em 2016, novamente iremos receber o “carnê” do IPTU para escolhermos a forma de pagamento do imposto. Quem não receber o carnê deverá procurar a prefeitura para verificar o motivo. Não receber o carnê não justifica de forma alguma o não pagamento do IPTU.

Se você não efetuar o pagamento do IPTU 2016 ou se já tem débitos pendentes de anos anteriores, realize a consulta para saber quais anos estão em aberto, ou seja, qual IPTU está em atraso, pois assim você saberá o valor exato para programar o pagamento e ficar em dia com suas obrigações. Consulta IPTU

Se você não efetuar o pagamento do IPTU 2016 em dia, ou se não pagou o imposto dos anos anteriores, o valor poderá ser dividido de forma automática, em várias parcelas, como forma da prefeitura contribuir para que os contribuintes possam deixar o pagamento do IPTU em dia. E quanto antes pagar o IPTU atrasado melhor, para não ficar pagando juros sobre o valor acumulado.

Uma boa forma de consultar o IPTU em aberto para quita-lo, é acessar o site da prefeitura do município onde se encontra seu imóvel. A grande maioria das prefeituras já possui um site e nele é possível encontrar o link para consultar o IPTU. Caso o site da prefeitura não ofereça esta opção, compareça à prefeitura de sua cidade e informe-se sobre o local para consultar os valores em aberto e negociar o pagamento de sua dívida.

Deixe um comentário

*